Remarketing e Retargeting: quais os benefícios para o seu negócio?

O remarketing e o retargeting têm grande potencial para aumentar as vendas do seu negócio e auxiliar na construção de uma marca mais forte para o consumidor.

Hoje se fala muito da importância de se ter estratégias de marketing digital dentro de uma organização, pois conquistar o cliente logo na primeira visita não é tarefa fácil. 

De imediato, se torna necessário que o empresário compreenda logo, para não ficar frustrado, que o resultado pode demorar a chegar.

Também é fundamental entender quais os motivos que fazem ou não um potencial cliente se interessar por algum produto da sua marca.

Sem decifrar esse enigma, poucos usuários se tornarão consumidores na primeira vez que entrarem no site da sua empresa.

Assim, é interessante reunir essas informações para melhorar suas estratégias e fechar o negócio.

E duas das principais ferramentas para incrementar esse serviço são o remarketing e o retargeting. Para aprender um pouco melhor, veja o artigo produzido pela Maui Comunicação.

Boa leitura!

O que é Remarketing?

É uma ferramenta utilizada para lembrar ao cliente que ele não finalizou a compra. Funciona da seguinte forma: quando o usuário entra no site, coloca o produto no carinho e não conclui a operação, mais tarde ele recebe um e-mail lembrando que a compra não foi finalizada.

Diante da desistência do consumidor, o empresário poderá entender quais foram os motivos do usuário em não ter realizado a aquisição, seja por valor do frete ou formas de pagamento. De posse dessas informações, a empresa tem a chance de reorganizar suas vendas.

É importante ressaltar que o remarketing só funciona quando a empresa possui o cadastro do usuário, ou seja, quando já existe uma ligação entre as partes.

Principais benefícios do Remarketing

A essa altura, a pergunta que você deve estar se fazendo é como o remarketing pode ajudar minha empresa?

A resposta é animadora. Segundo pesquisa do E-commerce Trends 2017, as boas estratégias de remarketing podem permitir um crescimento de 3,1 vezes no número de clientes.

E não pense que essa é uma estratégia apenas de e-commerce. Ela pode ser utilizada em qualquer tipo de negócio.

Veja abaixo os principais benefícios:

  • Conhecimento de marca

Quando o usuário entra na página da sua empresa, nem sempre ele está no momento ideal de compra. O empresário deve estar ciente que a construção do relacionamento com esse provável cliente só será realizada se tiver um contato ativo.

O remarketing possibilita lembrar ao potencial cliente da sua empresa, através de um e-mail marketing, que ele pode contar com sua marca para sanar vários problemas.

  • Engajar os clientes

Da mesma forma que foi descrito acima, o remarketing busca sempre o engajamento dos compradores, que por alguma forma abandonaram o seu site.

A fidelização de clientes é a base para o sucesso de qualquer empresa.

Afinal, qual empresário não quer consumidores engajados para divulgar sua marca? E como você não quer vender apenas uma vez para cada pessoa, o remarketing é uma boa estratégia para alcançar esses clientes.

  • Conversão

Uma vez que o remarketing relembra o usuário que ele tem compras no carrinho, é possível aumentar as conversões no seu site.

Além do mais, existe a possibilidade de se conhecer mais o consumidor e ainda melhorar os serviços ou os produtos ofertados.

Como aplicar o remarketing no seu negócio?

Já entendemos que o remarketing tem como função reengajar o seu público a partir de um cadastro realizado previamente. Agora, vamos avançar um pouco mais.

De acordo com a pesquisa E-mail marketing Trends 2018, 95,9% das pessoas têm o costume de abrir diariamente sua caixa de e-mail.

Com esse dado, dá para concluir que investir em e-mail marketing é essencial para sua empresa, mas cuidado para não sobrecarregar a caixa de entrada de seus clientes, isso não será visto com bons olhos.

Confira abaixo algumas situações que você pode aplicar o remarketing na sua empresa:

  • Promoções

Engajar o consumidor com promoções pode ser um start para vocês voltarem a interagir, e sua empresa ainda terá a chance de atrair novos consumidores.

  • Abandono do carrinho

Como já foi dito, o remarketing é muito utilizado como estratégia de venda para quem abandonou o carrinho. Afinal, é uma recorrência muito comum nos principais e-commerces.

O que é Retargeting?

Essa ferramenta é utilizada para segmentar os anúncios a partir de uma interação feita anteriormente. Nesse caso, o usuário fica visitando um determinado site, mas não fecha nenhuma compra.

Com base nos dados de navegação coletados é possível mostrar um anúncio para esse comprador com o produto ou serviço que a pessoa estava procurando no site.

Essa mensagem permitirá que o anúncio segmentado seja direcionado ao interesse do consumidor, criando uma oportunidade para que ele reconsidere fechar uma compra.

As ferramentas usadas para acompanhar as navegações do cliente são as do Google Ads ou Facebook Ads.

Quais os benefícios do retargeting?

O retargeting é uma estratégia recomendada para diversos segmentos de empresas, podendo trazer enormes benefícios. Veja abaixo:

  • Vendas

Mesmo que a empresa não tenha o cadastro do usuário, como no remarketing, o retargeting consegue impactar o usuário que já demostrou interesse sobre um produto ou serviço, possibilitando chances reais de aumentar as vendas.

  • Visibilidade da marca

O retargeting permite que os usuários reconheçam a marca, o branding, o que facilita o entendimento do consumidor e a presença ativa da instituição nas redes sociais.

  • Custo por aquisição (CAC)

Como o retargeting possibilita que a empresa entenda quem é o público que está acessando seu site, se torna possível fazer uma campanha mais relevante e ainda diminuir o custo de aquisição de clientes.

As campanhas são segmentadas de acordo com o comportamento do seu consumidor, se tornando muito mais assertiva.

Usando o remarketing e retargeting na prática

As duas estratégias são uma ação combinada para engajar positivamente o cliente e ainda melhorar a presença online da sua marca nas redes sociais.

Do mesmo jeito, facilita a mensuração dos dados e ainda realiza campanhas assertivas para a persona.

Quanto mais segmentada for a campanha, maior a chance de aumentar as conversões do seu site.

As táticas principais são:

  • Rede de display (anúncios em sites parceiros)
  • E-mail marketing (abandono do carinho)
  • Social media (anúncios de compra no Facebook e Instagram)
  • Promoções (descontos e liquidações)
  • Rede de pesquisa (anúncios na página de resultados do Google)

Conclusão

Dito isso, concluímos que o remarketing e o retargeting têm grande potencial para aumentar as vendas do seu negócio e auxiliar na construção de uma marca mais forte para o consumidor.

Ressaltando que as ações devem ser planejadas e estruturadas para beneficiar as duas partes, e que a diferença principal entre remarketing e retargeting é o cadastro do usuário.

O remarketing é usado para reengajar o consumidor na sua empresa, e o retargeting para induzir o potencial cliente a comprar a partir do seu próprio interesse.

Viu, como essas estratégias podem ser aliadas para atrair novos clientes e ainda construir uma marca forte dentro do ambiente online?

Basta compreender o que o seu consumidor busca e oferecer o melhor serviço ou produto para ele.

Pois, um comprador feliz se torna um representante da marca e atrai novos consumidores.

Quer saber mais? Entre em contato conosco da Maui Comunicação para podermos definir as melhores estratégias para o seu negócio.

 

 

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